Como funciona um sistema de detecção e alarme de incêndio

Ao ocorrer um acidente com fogo é necessário ter uma resposta rápida para garantir a proteção do patrimônio e da vida das pessoas. Para obter esse tipo de reação imediata vale a pena utilizar tecnologias como a dos sistemas de detecção e alarme de incêndio. Esse tipo de sistema é extremamente importante para garantir a segurança e prevenção contra incêndios em diversos locais, principalmente em lugares com grande circulação de pessoas.

Basicamente, um sistema de detecção e alarme de incêndio conta com um conjunto de acessórios que juntos fazem a segurança e prevenção dos incêndios. Existem diferentes tipos de sistema de detecção e alarme de incêndio. Alguns podem ser convencionais, digitais, analógicos ou endereçáveis. Os convencionais têm detectores e acionadores ligados a uma central. Esses equipamentos cobrem uma área determinada e, quando acionados, indicam o espaço em que está ocorrendo o incêndio. São mais indicados para áreas menores. Os sistemas endereçáveis têm uma tecnologia que indica com precisão o local do incêndio. Todos os dispositivos – detectores e acionadores – são ligados à central. Se um deles for acionado a central indica exatamente qual foi e a sua localização. Essas informações garantem agilidade na tomada de medidas de contenção e evacuação. Os sistemas endereçáveis são mais indicados para espaços maiores.

Os equipamentos são elaborados de acordo com o local a ser instalado, mas, todos são programados para oferecer total eficiência e qualidade.

Abaixo ilustramos alguns dos elementos que compõem um sistema de detecção de incêndio:

Detector de temperatura e de fumaça: O detector é composto pelo sensor de fumaça e por circuitos eletrônicos que fazem com que o sensor acione o alarme.

 

Sirene: É o aparelho que emite os sinais sonos e visuais quando acontece um disparo geral na central de alarme de incêndio.

 

Sprinkler: É o dispositivo instalado no teto e que dispersa água em caso de incêndio. Ele tem uma ampola de vidro termossensível que é acionada quando há fogo. A cor dela indica a temperatura máxima que aparelho suporta antes de ser ativado. A projeção do sistema a ser utilizado vai depender da área e da densidade.

Acionador: é aquele dispositivo vermelho que fica instalado em pontos estratégicos nas empresas, shoppings, hospitais, escritórios e outros espaços. O acionador é ligado à Central de Alarme de Incêndio. Ele tem um botão, como se fosse um interruptor, que ao ser acionado envia para a central a localização da ocorrência. A comunicação é bem rápida, o que facilita as ações de contenção e evacuação.

Central de alarme: É o aparelho que interliga todos os dispositivos, recebe e envia os sinais de alerta e de acionamento de todos os equipamentos.