O que é sonorização de ambientes?

A sonorização de ambientes funciona como uma solução para empresas e organizações de diferentes finalidades. Por tais motivos esses projetos exigem certa complexidade que demandam análises detalhadas de quem trabalha com áudio. São muitas variáveis envolvidas e o planejamento é etapa importante para a boa execução do projeto.

Um bom projeto de sonorização de ambientes deve contemplar um som de qualidade uniforme, inteligível e controlável, em todas as partes de um estabelecimento.  Ele envolve a instalação de equipamentos, como caixas, amplificadores, microfones e outros, para conseguir utilizar o som como uma ferramenta para um objetivo.

Esse trabalho lida com conceitos que vão desde a escolha dos elementos utilizados ao posicionamento deles e à combinação no local. Geralmente, também existe uma demanda por um prazo organizado e por um planejamento definido de custos, para que o cliente saiba exatamente quanto precisará investir. Um bom esquema de som evita problemas eventuais e insatisfação dos contratantes.

A finalidade depende do contexto. Existem soluções que têm foco no som em si, ou seja, a qualidade e a amplificação do áudio devem ser priorizadas, pois o objetivo principal é que as pessoas entendam e sejam atraídas pelo que está sendo transmitido pelo sistema. Nesse caso, o som pode ser mais alto e intenso do que sons naturais de conversas, por exemplo. Um show profissional é um bom exemplo disso.