Tipos de cabos em projetos de cabeamento estruturado

Quando falamos em cabeamento estruturado estamos nos referindo ao formato padrão de cabear uma rede considerando as normas de segurança e o maior aproveitamento de recursos dos equipamentos. Podemos relacionar o Sistema de Cabeamento Estruturado ao ambiente de rede disposto de cabos responsáveis pela integração de serviços.
Mas para o funcionamento perfeito desse sistema precisamos saber quais os tipos de cabo devemos utilizar e a função específica de cada um deles.
Atualmente, temos os cabos trançados e os de fibra óptica como os mais utilizados. Eles são definidos conforme os objetivos do negócio, o tipo de rede que estamos pretendendo implementar.

O cabo trançado é o mais conhecido pelos especialistas em informática até por se tratar de um cabo utilizado há muitos anos para a implementação de redes. Dentre suas maiores vantagens podemos destacar o baixo custo e a facilidade para ser adquirido pronto ou sob medida.
O cabo de fibra óptica é projetado para atender a uma tecnologia mais moderna e oferece uma série de benefícios, a começar pelo fato de que a fibra óptica é livre de interferências eletromagnéticas e pela capacidade de trabalhar com altas taxas de transferência de dados.
Vale ressaltar que a tendência para a migração desta tecnologia é muito significativa. No Brasil, o Ministério das Comunicações lançou o Programa Brasil Inteligente destinando altos investimentos com objetivo de disponibilizar redes de fibra óptica para a maioria dos municípios brasileiros. A desvantagem da fibra óptica são os custos mais elevados e a necessidade de ter uma mão de obra mais especializada.
A Centauro é especializada em sistemas de cabeamento estruturado e possui grande experiência em diversos projetos executados com altíssimo padrão de qualidade.