O que são as redes de comunicação industrial?

O Que São as Redes de Comunicação Industrial?
O processo de automação industrial e as transformações criadas pela Indústria 4.0 desenvolveram um novo cenário industrial. Por meio das mudanças e pela interligação entre as máquinas inteligentes, a internet e o compartilhamento de dados, é possível transformar o ciclo de produção. As redes de comunicação desenvolvidas possibilitam a troca de informações valiosas para o processo produtivo.

Para compreender mais sobre o tema, leia este artigo na íntegra!

Conceito de redes de comunicação
Como o próprio termo aponta, as redes de comunicação podem ser definidas como caminhos que possibilitam o compartilhamento de dados. No cenário da Indústria 4.0, a leitura e compartilhamento de informações é um aspecto valioso para o desenvolvimento da eficiência produtiva.

Por meio das tecnologias da informação e comunicação, é possível realizar a troca de dados através de um meio físico, que pode ser fios de cobre, fibra ótica ou wireless.

As redes de comunicação são muito importantes para que as empresas consigam processar dados, principalmente devido a imensa carga de informações que são criadas e compartilhadas a todo momento. A troca de informações ocorrem, principalmente, por meio de computadores e sensores.

Como as redes de comunicação são aplicadas nas indústrias?
Como foi dito, as redes de comunicação industrial são aplicadas para auxiliar no processo de armazenamento e compartilhamento de dados por meio de um meio físico. Com o advento do conceito de Indústria 4.0, Big Data e Internet das Coisas (IoT), os dados coletados servem como base para análises e aplicações de melhorias de todo o sistema de produção.

Em busca por automatização, eficiência logística e maior produtividade, empresas modernas investem em redes de comunicação industrial. Afinal, a troca de informações durante o ciclo produtivo garante diversos benefícios para a indústria, como:

Operações rápidas e eficientes
As redes de comunicação possibilitam que ocorra o compartilhamento de dados de uma maneira mais rápida, fato que simplifica o processo de produção, de armazenamento e de análise de informações para a tomada de decisão para melhoria produtiva, por exemplo.

Máquinas interconectadas
As máquinas passam a constituir uma “indústria inteligente”, pois são interligadas umas às outras, possibilitando a comunicação por meio da troca de dados de produção.

Descentralização da produção
É possível dizer também, que as redes de comunicação desenvolvem a descentralização da produção, ou seja, é possível monitorar e compartilhar informações referentes aos processos produtivos de diferentes locais. Entendeu a importância das redes de comunicação industrial? Comente e compartilhe este conteúdo! Aproveite e confira mais matérias da Murrelektronik.

Fonte: http://blog.murrelektronik.com.br